segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Finalização/culminância da sequência convite

Este foi o percurso do trabalho da professor Dilma Gonçalves sobre o Gênero Textual Convite.
Escola: Getúlio Vargas
Professora: Dilma Gonçalves
Turma: 2º ano D
Assunto: Convite
Objetivos:
Contextualizar leitura e escrita com a prática social;
Conhecer e identificar as situações que envolvem o gênero convite;
Identificar o objetivo de cada convite;
Produzir convites.
Conteúdos:
Leitura;
Oralidade;
Escrita;
Produção de texto.
Área de estudo
 Língua portuguesa
Matemática
Artes
Tempo previsto: 2 semanas


Desenvolvimento
Ø 
Iniciei a aula apresentando a eles a capa do livro “VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA” de Steve Webb.
Ø  Nessa apresentação fiz alguns questionamentos:
Ø  O que vemos nesta capa de livro?
Ø  Qual o titulo desse livro?
Ø  Vocês sabem o que é festa de pijama?
Ø  Algum aqui já participou de uma festa de pijama?
Ø  O que será que vai acontecer nessa historia?
Foi interessante a participação e a imaginação deles...


Em seguida fiz a leitura do texto, fazendo sempre algumas paradas fazendo com que eles participassem.

Depois eles tiveram oportunidade de folhear o livro para verem as diferentes estampas dos pijamas dos animais;
Construímos uma lista com o nome dos animais que foram convidados para a festa da Viviana e seus respectivos pijamas – obs. Fui apenas à escriba deles;
Aproveitei para trabalhar rimas com as estampas dos pijamas;
Fizemos também alguns probleminhas de adição e subtração relacionadas com a festa;
Montamos um painel com os animais e fizemos uma votação de qual o pijama mais legal da festa da Viviana.
Depois entreguei a eles desenhos com pijamas para que eles desenhassem o pijama que usariam se eles fossem convidados para a festa da Viviana;
Montamos um painel com um convite trabalhando assim a produção textual.
E para fechar a sequência eles produziram um convite para um colega convidando-o para uma festa.
Avaliação
Desenvolver esta sequência de atividades com minha turma foi muito gratificante. Em um primeiro momento achei que seria difícil os alunos compreenderem. Porém, me surpreendi, com o resultado e a participação deles pois entenderam e conseguiram identificar o gênero através dos conhecimentos que foram adquiridos em cada atividade desenvolvida.   
Valeu a pena!

 Profª Dilma

Um comentário:

  1. Muito bem professora Dilma, o planejamento nos proporciona uma melhor condução de nossas atividades, assim podemos, avaliar pontos positivos e negativos, reavaliar e melhorar as atividades, e, nos permite visibilidade aos resultados.
    Sucesso!

    ResponderExcluir