Professora:
Dilma Gonçalves
Turma:
2º ano D
Assunto:
Convite
Objetivos:
Contextualizar leitura e escrita com a prática
social;
Conhecer e identificar as situações que
envolvem o gênero convite;
Identificar o objetivo de cada convite;
Produzir convites.
Conteúdos:
Leitura;
Oralidade;
Escrita;
Produção de texto.
Área
de estudo
Língua
portuguesa
Matemática
Artes
Tempo previsto: 2 semanas
Desenvolvimento
Ø
Iniciei a aula apresentando a eles a capa do livro “VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA” de Steve Webb.
Iniciei a aula apresentando a eles a capa do livro “VIVIANA A RAINHA DO PIJAMA” de Steve Webb.
Ø Nessa apresentação fiz alguns questionamentos:
Ø O que vemos nesta capa de livro?
Ø Qual o titulo desse livro?
Ø Vocês sabem o que é festa de pijama?
Ø Algum aqui já participou de uma festa de pijama?
Ø O que será que vai acontecer nessa historia?
Foi interessante a participação e a imaginação
deles...
Em seguida fiz a leitura do texto, fazendo
sempre algumas paradas fazendo com que eles participassem.
Depois eles tiveram oportunidade de folhear o
livro para verem as diferentes estampas dos pijamas dos animais;
Construímos uma lista com o nome dos animais
que foram convidados para a festa da Viviana e seus respectivos pijamas – obs.
Fui apenas à escriba deles;
Aproveitei para trabalhar rimas com as estampas
dos pijamas;
Fizemos também alguns probleminhas de adição e
subtração relacionadas com a festa;
Montamos um painel com os animais e fizemos uma
votação de qual o pijama mais legal da festa da Viviana.
Depois entreguei a eles desenhos com pijamas
para que eles desenhassem o pijama que usariam se eles fossem convidados para a
festa da Viviana;
Montamos um painel com um convite trabalhando
assim a produção textual.
E para fechar a sequência eles produziram um
convite para um colega convidando-o para uma festa.
Avaliação
Desenvolver esta sequência de atividades com
minha turma foi muito gratificante. Em um primeiro momento achei que seria
difícil os alunos compreenderem. Porém, me surpreendi, com o resultado e a
participação deles pois entenderam e conseguiram identificar o gênero através
dos conhecimentos que foram adquiridos em cada atividade desenvolvida.
Valeu a pena!
Profª
Dilma
Muito bem professora Dilma, o planejamento nos proporciona uma melhor condução de nossas atividades, assim podemos, avaliar pontos positivos e negativos, reavaliar e melhorar as atividades, e, nos permite visibilidade aos resultados.
ResponderExcluirSucesso!