ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE BRASILÉIA
CRONOGRAMA
DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE 1º AO 5º ANO
1º SEMESTRE DE /2016
MUNICÍPIO: BRASILÉIA
FORMADORA: ADILENE DE OLIVEIRA PEREIRA
DA ROCHA
ANO
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DATA
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OBJETIVOS
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TURNO
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1º e
2º ano
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4 de
abril
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Refletir
sobre as atividades identificando as de leitura e as de escrita e possíveis
agrupamentos;
Refletir sobre os aspectos que
caracterizam boas situações de aprendizagem.
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Manhã
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Identificar as hipóteses de escrita numérica,
suas principais características e necessidades;
Analisar a escrita numérica de um
aluno;
Conhecer procedimentos de ensino para
ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem.
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Tarde
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||
3º
ano
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5 de
abril
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•
Compreender a
importância de desenvolver um trabalho focado nos gêneros textuais,
principalmente, aqueles de maior uso nas práticas sociais;
•
Retomar a
diferença entre produção com apoio, produção de criação e escrita de memória.
|
Manhã
|
Identificar as
hipóteses de escrita numérica, suas principais características e necessidades;
Analisar a escrita
numérica de um aluno;
Conhecer
procedimentos de ensino para ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem.
|
Tarde
|
ANO
|
DATA
|
OBJETIVOS
|
TURNO
|
4º
ano
|
6 de
abril
|
• Refletir sobre as práticas de
produção e revisão de textos;
• Conhecer procedimentos de ensino que
favorecem, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades para produzir e revisar
textos;
• Favorecer uma reflexão sobre os problemas
que comprometem o sentido de um texto;
• Valorizar a reflexão coletiva como recurso
para a aprendizagem do procedimento de revisar.
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Manhã
|
· Refletir sobre a necessidade de
compreender qual processo cognitivo o aluno apresenta ao marcar um dos
distratores;
· Verificar as estratégias de
resolução de problemas ao solucioná-los.
· Identificar e comentar quais os
conteúdos envolvidos na resolução de cada problema.
|
Tarde
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5º
ano
|
07
de abril
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•
Apresentar a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo
o Futuro.
•
Possibilitar a reflexão sobre o ensino de leitura e escrita com foco em
gênero;
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Noite
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ANO
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DATA
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OBJETIVOS
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TURNO
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5º
ano
|
08
de abril
|
•
Refletir sobre
as práticas de produção e revisão de textos;
•
Conhecer procedimentos de ensino que
favorecem, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades para produzir e revisar
textos;
•
Favorecer uma
reflexão sobre os problemas que comprometem o sentido de um texto;
•
Valorizar a
reflexão coletiva como recurso para a aprendizagem do procedimento de
revisar;
•
Refletir sobre
os aspectos discursivos e notacionais.
|
Manhã
|
· Refletir o resultado do PROA do 4º ano;
· Refletir sobre a necessidade de compreender qual
processo cognitivo o aluno apresenta ao marcar um dos distratores;
· Verificar as estratégias de resolução de problemas
ao solucioná-los.
· Identificar e comentar quais os conteúdos envolvidos
na resolução de cada problema.
|
Tarde
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Coordenador
Pedagógico
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15
de abril
|
·
Ampliar os conhecimentos sobre a razão do planejamento, a busca das
condições mais adequadas para alcançar os objetivos que se tem, a antecipação
das ações a serem desenvolvidas e a avaliação do trabalho realizado
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Manha
e Tarde
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ANO
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DATA
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OBJETIVOS
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TURNO
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1º
ao 5º ano
|
11
de maio
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· Orientar os professores na utilização de aplicativos educacionais
pré-instalados no computador interativo.
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Noite
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4º e
5º ano
|
30
de maio
|
•
Refletir sobre o resultado do 1º bimestre em Língua Portuguesa;
•
Refletir sobre a linguagem
que se usa para escrever;
•
Compreender a importância de
realizar a análise de texto bem escrito para melhorar a qualidade dos textos
dos alunos;
•
Identificar os aspectos que
contribuem para a qualidade de um texto bem escrito;
•
Analisar e discutir
procedimentos para revisão de textos bem escritos.
|
Noite
|
31
de maio
|
§
Refletir sobre os resultados do 1º bimestre;
§
Valorizar o ensino da Geometria no Ensino Fundamental
§
Refletir sobre como os alunos podem aprender a reconhecer
semelhanças e diferenças entre formas tridimensionais e identificá-las em
objetos conhecidos.
§
Observar a construção pelo aluno do procedimento de contagem de
vértices, faces e arestas num poliedro e como podem descobrir a regularidade nestas
contagens
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Noite
|
ANO
|
DATA
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OBJETIVOS
|
TURNO
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1º e
2º ano
|
01
de junho
|
§ Compreender o currículo
em uma perspectiva interdisciplinar;
§
Conhecer possibilidades do uso da leitura no trabalho
interdisciplinar;
§ Conhecer e analisar
formas de organização do trabalho pedagógico como possibilidades de
realização de um trabalho interdisciplinar.
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Noite
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3º
ano
|
2 de
junho
|
§ Compreender o currículo
em uma perspectiva interdisciplinar;
§
Conhecer possibilidades do uso da leitura no trabalho
interdisciplinar;
§ Conhecer e analisar
formas de organização do trabalho pedagógico como possibilidades de
realização de um trabalho interdisciplinar.
|
Noite
|
5º
ano
|
6 de
junho
|
·
Acompanhar
o trabalho com a metodologia de sequência didática proposta nos Cadernos do
Professor - Orientação para produção de textos;
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Noite
|
1º
ano
|
7 de
junho
|
§ Refletir a respeito de
conhecimentos prévios das crianças sobre a função social dos números.
§ Fornecer subsídios que
permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas, de
modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração
decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
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Noite
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ANO
|
DATA
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OBJETIVOS
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TURNO
|
2º
ano
|
8 de
junho
|
§ Fornecer subsídios que
permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas, de
modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração
decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
|
Noite
|
3º
ano
|
9 de
junho
|
§ Oferecer subsídios
teóricos e práticos para auxiliar práticas pedagógicas com o intuito de
garantir que a criança possa:
§ elaborar, interpretar e
resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração), utilizando
e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes
significados;
§ compreender os
significados das operações de adição e subtração, identificando que uma mesma
operação está relacionada a problemas diferentes e que um mesmo problema pode
ser resolvido pela aplicação de diferentes operações.
|
Noite
|
ADILENE DE OLIVEIRA PEREIRA
DA ROCHA
Formadora
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