Formação Continuada

                 Professora Adilene Rocha - formadora de Língua Portuguesa e Matemática

ESTADO DO ACRE
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO E ESPORTE
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE BRASILÉIA

CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE 1º AO 5º ANO
 1º SEMESTRE DE  /2016

        MUNICÍPIO: BRASILÉIA
        FORMADORA: ADILENE DE OLIVEIRA PEREIRA DA ROCHA
ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
1º AO 5º
11 e 12 de fevereiro
 Planejar ações pedagógicas coletivamente para o inicio do ano letivo de 2016.

manhã e tarde
Equipe Gestora
25 e 26 fevereiro
Refletir as ações pedagógicas desenvolvidas em 2015 e os resultados alcançados;
Fortalecer a atuação da Gestão Escolar
Manhã e Tarde
Equipe Gestora
1º ao 5º ano
14 de março
Divulgar resultado do SEAPE 2015;
Analisar o resultado do PROA 1ª fase;
Noite



ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
1º e 2º ano
4 de abril
 Refletir sobre as atividades identificando as de leitura e as de escrita e possíveis agrupamentos;
Refletir sobre os aspectos que caracterizam boas situações de aprendizagem.

Manhã
Identificar as hipóteses de escrita numérica, suas principais características e necessidades;
Analisar a escrita numérica de um aluno;
Conhecer procedimentos de ensino para ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem.
Tarde
3º ano
5 de abril
      Compreender a importância de desenvolver um trabalho focado nos gêneros textuais, principalmente, aqueles de maior uso nas práticas sociais;
      Retomar a diferença entre produção com apoio, produção de criação e escrita de memória.
Manhã
Identificar as hipóteses de escrita numérica, suas principais características e necessidades;
Analisar a escrita numérica de um aluno;
Conhecer procedimentos de ensino para ajudar o aluno a avançar em sua aprendizagem.
Tarde



ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
4º ano
6 de abril
     Refletir sobre as práticas de produção e revisão de textos;
      Conhecer procedimentos de ensino que favorecem, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades para produzir e revisar textos;
      Favorecer uma reflexão sobre os problemas que comprometem o sentido de um texto;
      Valorizar a reflexão coletiva como recurso para a aprendizagem do procedimento de revisar.
Manhã
·      Refletir sobre a necessidade de compreender qual processo cognitivo o aluno apresenta ao marcar um dos distratores;
·      Verificar as estratégias de resolução de problemas ao solucioná-los.
·      Identificar e comentar quais os conteúdos envolvidos na resolução de cada problema.
Tarde
5º ano
07 de abril
      Apresentar a 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.
      Possibilitar a reflexão sobre o ensino de leitura e escrita com foco em gênero;

Noite

ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
5º ano
08 de abril
     Refletir sobre as práticas de produção e revisão de textos;
      Conhecer procedimentos de ensino que favorecem, ao aluno, o desenvolvimento de habilidades para produzir e revisar textos;
     Favorecer uma reflexão sobre os problemas que comprometem o sentido de um texto;
     Valorizar a reflexão coletiva como recurso para a aprendizagem do procedimento de revisar;
     Refletir sobre os aspectos discursivos e notacionais.
Manhã
· Refletir o resultado do PROA do 4º ano;
· Refletir sobre a necessidade de compreender qual processo cognitivo o aluno apresenta ao marcar um dos distratores;
· Verificar as estratégias de resolução de problemas ao solucioná-los.
· Identificar e comentar quais os conteúdos envolvidos na resolução de cada problema.

Tarde
Coordenador Pedagógico
15 de abril
·               Ampliar os conhecimentos sobre a razão do planejamento, a busca das condições mais adequadas para alcançar os objetivos que se tem, a antecipação das ações a serem desenvolvidas e a avaliação do trabalho realizado
Manha e Tarde

ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
1º ao 5º ano
11 de maio
·     Orientar os professores na utilização de aplicativos educacionais pré-instalados no computador interativo.
Noite
4º e 5º ano
30 de maio
    Refletir sobre o resultado do 1º bimestre em Língua Portuguesa;
     Refletir sobre a linguagem que se usa para escrever;
     Compreender a importância de realizar a análise de texto bem escrito para melhorar a qualidade dos textos dos alunos;
     Identificar os aspectos que contribuem para a qualidade de um texto bem escrito;
     Analisar e discutir procedimentos para revisão de textos bem escritos.
Noite
31 de maio
§  Refletir sobre os resultados do 1º bimestre;
§  Valorizar o ensino da Geometria no Ensino Fundamental
§  Refletir sobre como os alunos podem aprender a reconhecer semelhanças e diferenças entre formas tridimensionais e identificá-las em objetos conhecidos.
§  Observar a construção pelo aluno do procedimento de contagem de vértices, faces e arestas num poliedro e como podem descobrir a regularidade nestas contagens

Noite


ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
1º e 2º ano
01 de junho
§  Compreender o currículo em uma perspectiva interdisciplinar;
§  Conhecer possibilidades do uso da leitura no trabalho interdisciplinar;
§  Conhecer e analisar formas de organização do trabalho pedagógico como possibilidades de realização de um trabalho interdisciplinar.
Noite
3º ano
2 de junho
§  Compreender o currículo em uma perspectiva interdisciplinar;
§  Conhecer possibilidades do uso da leitura no trabalho interdisciplinar;
§  Conhecer e analisar formas de organização do trabalho pedagógico como possibilidades de realização de um trabalho interdisciplinar.
Noite
5º ano
6 de junho
·      Acompanhar o trabalho com a metodologia de sequência didática proposta nos Cadernos do Professor - Orientação para produção de textos;
Noite
1º ano
7 de junho
§ Refletir a respeito de conhecimentos prévios das crianças sobre a função social dos números.
§ Fornecer subsídios que permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas, de modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
Noite


ANO
DATA
OBJETIVOS
TURNO
2º ano
8 de junho
§ Fornecer subsídios que permitam ao professor encaminhar a construção do SND em situações lúdicas, de modo que a criança possa investigar as regularidades do sistema de numeração decimal para compreender o princípio posicional de sua organização.
Noite
3º ano
9 de junho
§ Oferecer subsídios teóricos e práticos para auxiliar práticas pedagógicas com o intuito de garantir que a criança possa:
§ elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo aditivo (adição e subtração), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados;
§ compreender os significados das operações de adição e subtração, identificando que uma mesma operação está relacionada a problemas diferentes e que um mesmo problema pode ser resolvido pela aplicação de diferentes operações.
Noite

                  ADILENE DE OLIVEIRA PEREIRA DA ROCHA
                                                            Formadora

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